Um abcesso é uma acumulação localizada de pus, geralmente causada por uma infecção bacteriana. São muito comuns e se formam quando uma infecção localizada provoca o acúmulo de pus e de material infectado na pele ou no tecido subcutâneo.
Se desenvolvem a partir de um pequeno ferimento ou lesão, ou ainda como uma complicação de foliculite ou de furúnculos (carbúnculos). Os abscessos da pele podem ocorrer em qualquer parte do corpo e afetam pessoas de todas as idades.
Sintomas
A infecção pode se disseminar local ou sistemicamente, causando complicações graves quando ocorrer através da corrente sangüínea.Os sintoma são:
>lesão cutânea
> úlcera aberta ou nódulo
>avermelhada
> pode apresentar drenagem de fluido
> inchaço localizado, endurecimento
> a área afetada fica sensível ao toque
Tratamentos
A incisão e a drenagem cirúrgica do abscesso, com ou sem curativo por 24 a 48 horas, limpam a área e permitem o controle da infecção. Alguns abscessos cutâneos podem ser drenados no próprio consultório médico.Para controlar a infecção prescrevem-se antibióticos. Podem ser utilizados antibióticos que matam os estafilococos e os estreptococos (p.ex., nafcilina, dicloxacilina e oxacilina).