Descrição-As infecções estafilocócicas são aquelas causadas pelos estafilococos, os quais são bactérias Gram-positivas comuns. Normalmente encontrados no nariz e na pele de 20 a 30% dos adultos sadios (e menos comumente na boca, nas glândulas mamárias e nos tratos genitourinário, intestinal e respiratório superior), os estafilococos na maioria das vezes não são nocivos. Contudo, uma solução de continuidade da pele ou uma outra lesão pode permitir que as bactérias atravessem as defesas do organismo e causem uma infecção.
Os indivíduos que apresentam maior grau de risco para contrair uma infecção estafilocócica são: Recém-nascidos, mulheres amamentando, doentes crônicos (principalmente diabéticos, pessoas com câncer e com afecções pulmonares), pessoas com afecções cutâneas ou que tenham incisões cirúrgicas e pacientes com o sistema imunológico afetado devido ao uso de corticosteróides, radioterapia e imunossupressores.
Sintomas
Os estafilococos podem infectar qualquer local do corpo e os sintomas dependem da localização da infecção.
>abscessos estafilocócicos cutâneos, como bolsas subcutâneas cheias de pus e quentes
>grandes bolhas que contêm um líquido transparente ou pus localizadas nas axilas, na virilha ou nas pregas cutâneas do pescoço
Tratamento
Para o tratamento da maioria das infecções cutâneas, o médico utiliza antibióticos orais. Já para as infecções mais graves, como a do sangue, é necessária uma medicação endovenosa. A escolha de um determinado antibiótico depende do local da infecção e da gravidade da doença.