Pilates e seus Benefícios
Publicado por: Luciana Sousa em 30/4/2013
Categoria: Fisioterapia
“As aulas de Pilates tem duração média de 50 minutos à 1 hora e evitam alto impacto, muita explosão de força e cargas pesadas para os músculos e esqueleto”
Luciana Sousa: O Pilates surgiu a partir do alemão Joseph Pilates. A idéia era trabalhar a resistência de músculos específicos, sem comprometer outras partes do corpo. Em 1926, o método foi levado por ele para Nova York, onde abriu o primeiro "The Pilates Studio". Desde então, sua técnica foi sendo aperfeiçoada e ganhou o mundo. Criado com o objetivo de oferecer o condicionamento completo do corpo, treinando força, tônus e realinhando o corpo. Podemos caracterizá-lo como um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente com o objetivo de fortalecer os músculos, articulações e melhorar a flexibilidade do corpo, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo, utilizando seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
As aulas de Pilates tem duração média de 50 minutos à 1 hora e evitam alto impacto, muita explosão de força e cargas pesadas para os músculos e esqueleto. Joseph dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”. Ele concluiu também que o corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos, chamado de POWERHOUSE (Centro de Força). O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem este Centro de Força. O Método Pilates concentra-se em reforçar este CENTRO. Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. A maioria dos exercícios de Pilates tem seu foco no POWERHOUSE e o domínio deste centro tem como efeito um abdômen mais definido e uma melhora considerável da fisiologia visceral, possibilitando também uma postura mais correta e forte.
Em relação aos benefícios, podemos relatar vários, já que o Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura, sendo este o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. Todos os exercícios são associados à respiração. Consideramos então a estimulação da circulação, a melhora do condicionamento físico geral, a flexibilidade, o fortalecimento, o alongamento e também o alinhamento postural adequado, promovendo consequentemente melhora nos níveis de consciência corporal e na coordenação motora.
Seja com o objetivo de Fitness, seja com o objetivo de reabilitação, o Pilates é um método eficaz. Quem pratica se apaixona e torna-se fiel ao método!
Nada melhor do que observar e comprovar no seu corpo o que podemos explicar aqui na teoria. A prática e os resultados são as melhores respostas!



LUCIANA SOUSA É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO Nº102255-F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos